segunda-feira, 23 de março de 2009

Olha que novidade maravilhosa!!!!


Agora temos livro de literatura infantil em libras,o livro escolhido para passar para libras é um dos mais conhecidos. Vale apenas conferir, a história é Cinderela surda.

Autores:
Lodenir Becker Karnopp - gaúcha, ouvinte, doutora em Lingüística e professora de pós-graduação na ULBRA Canoas. Trabalha com surdos desde 1988.

Carolina Hessel - gaúcha, surda, designer gráfica formada pela ULBRA. Professora de Língua de Sinais formada pela Feneis, atuando na Escola Frei Pacífico, em Porto Alegre.

Fabiano Rosa - alagoano, surdo, estudante de Pedagogia da ULBRA Canoas e bolsista de Iniciação Científica. Atua na Escola Estadual Padre Reus, de Esteio.

quarta-feira, 18 de março de 2009

terça-feira, 17 de março de 2009

Nós surdos e deficientes auditivos temos consciência da gravidade do nosso problema, mas somos pessoas realizadas

Inclusão de deficientes no mercado de trabalho



A garantia de acesso ao trabalho para as pessoas com deficiência é prevista
tanto na legislação internacional como na brasileira. No Brasil, as cotas de
vagas para pessoas com deficiência foram definidas em lei de 1991, porém só
passou a ter eficácia no final de 1999, quando foi publicado o decreto nº 3.298.
Ela determina que as empresas com mais de cem empregados contratem pessoas
com deficiência, segundo as seguintes cotas:
• de 100 a 200 empregados, 2%;
• de 201 a 500 empregados, 3%;
• de 501 a 1.000, 4%;
• e acima de 1.000 funcionários, 5%.
Apesar de não existirem multas para o não-cumprimento dessas cotas, o
crescimento da consciência social e a ação fiscalizadora do Ministério Público
têm ampliado o número de empresas que estão de acordo com a legislação, estimulando-
as a manter – e até superar, em alguns casos – o número de vagas destinadas
a pessoas com deficiência previsto na lei.

Site utilizados

http://bauru.apaebrasil.org.br/foto.phtml/102817/
http://www.apaetangara.org.br/geral/ARTIGO_Inclsocialdeficintelectuaismerctrab_ago2008.pdf
http://www.mte.gov.br/fisca_trab/inclusao_pessoas_defi12_07.pdf

segunda-feira, 16 de março de 2009

domingo, 15 de março de 2009

Relações de pais e filhos com deficiência auditiva


Os pais em primeiro lugar têm que aceitar a deficiência de seus filhos, se não ficará difícil a criança se interagir no mundo.Se a criança não tiver o apoio do pai e da mãe ela automaticamente não vai se aceitar, as pessoas que as crianças deficientes mais confiam são os pais.
Quando o problema da deficiência é aceito fica mais fácil o relacionamento com os irmãos,com a família, ou seja,resolve se o problema de uma maneira justa e construtiva,se for ao contrário fica complicado o ajustamento dos irmãos, amigos,etc,aí as crianças tornam-se problemática.É tão simples aceitar crianças portadoras de deficiência, pois as crianças portadoras de qualquer tipo de deficiência são pessoas sinceras,meigas,carinhosas e só transmitem paz para quem vivem com elas. Claro há aquelas agressivas, mas são assim devido as pessoas não saberem lidarem com elas, do mesmo jeito que pessoas normais gostam de ser aceitas elas também querem ser aceitas.

Como deve ser a relação Professor e Aluno com deficiência Auditiva



Relação Professor/aluno:

* Não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar

* Acene para a pessoa surda quando ela não estiver prestando atenção em você. Outra saída é tocar o seu braço.

* Quando estiver falando com ela, fale de maneira clara, pronunciando bem as palavras.

* Use um tom normal de voz. Gritar nunca adianta.

* Fale diretamente com a pessoa, nunca do lado ou atrás dela.

* Enquanto estiver conversando, mantenha sempre contato visual, se você desviar o olhar a pessoa surda pode achar que a conversa terminou.


* Lembre-se que a pessoa surda pode e deve participar de qualquer atividade proposta, pois a deficiência auditiva não a impede.

* Devemos estar atentos à comunicação, que é o problema principal aqui.

* Devemos sempre colocá-los na frente da turma.

* Falar de forma lenta, pois há alunos que conseguem ler os movimentos dos lábios. O professor deve falar o mais claro possível, evitando ficar de costas para eles.

* Lembrar que o ritmo da criança com deficiência auditiva e menor, pois necessita de um tempo para entender o que o professor fala. (Entendendo é tão rápido quando qualquer um).

site consultado: teiacooperativa.blogspoot.com/

Professora com deficiência auditiva dando aulas


Veja como é bonito se dedicar a uma profissão tão bela, a de ensinar a aprender, e aprender com os deficientes auditivos deve ser maravilhoso. A professora Carol é uma deficiente auditiva exerce com amor a sua profissão.Não pense que é fácil mas ela conseguiu chegar lá, e sabe que vai encontrar vários obstáculos pela frente, mas isso não faz com que ela desista de seus sonhos. Um de seus sonhos é que realmente a inclusão se torne definitivamente obrigatória em todas as escolas regulares.

Como incluir deficientes em escolas regulares

Escolas Regulares

Em primeiro lugar incluir é não fazer distinção entre seres humanos, julgando como perfeito ou não. A escola inclusiva deve ser democrática, sem limites, onde as crianças portadora de deficiência possa se sentir bem e saber que têm oportunidades de trabalhar e serem pessoas bem sucedidas na vida.
Mas para se ter uma escola regular é necessário que os professores façam cursos especializados para trabalhar com os deficientes, pois as crianças com deficiência tem direito à educação,para que assim possam ter uma boa formação e viver melhor.
A sociedade brasileira considera a inclusão como novidade, acha-se que pessoas deficientes não tem capacidade de se fazer algo. Para se incluir crianças deficientes necessita-se de muito dinheiro, e o governo não quer ter gastos, mal sabem eles que só farão o bem para essas crianças, pois elas são pessoas esforçadas, quando sabem que são capazes de lerem e escreverem vão muito além e às vezes são melhores que pessoas normais.
A sociedade deve reconhecer os instrumentos diferenciados de comunicação do surdo, promover a inclusão social através do resgate de sua humanidade e cidadania.
O processo de inclusão deve ser feito com bastante cuidado, respeitando o tempo de cada criança, alunos e professores têm que estar "prontos" para receber crianças portadoras de deficiência, mas é necessário também que a criança com deficiência esteja preparada para trabalhar no espaço da escolas regulares, mediante à ajuda dos pais e familiares.


Sites usados

http://www.webartigos.com/articles/8301/1/inclusão-e-exclusão-de-deficientes-na-sociedade
www.palavraescuta.com.br/perguntas/inclusão-escolar-uma-pratica-possivel
www.profala.com/arteeducesp98.htm

Nunca diga não a um deficiente independentemente de sua deficência.

Mensagem para refletir!!


A comunicação do deficiente auditivo

A comunicação do deficiente auditivo

Que Música linda!!!

 Eliana - Ao Mestre Com carinho
Professores tenham muita paciência com seus alunos especiais, pois eles merecem todo carinho. Vocês podem ter ceterza que eles retribuirão o carinho em dobro.

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Sonhar nunca é demais!!!!!

Obrigada por tudo!!!!!!!

Agradecimento